sexta-feira, 18 de março de 2011

COLETÂNEA DE PEQUENOS TRECHOS SOBRE O CAMINHO DA AUTOTRANSFORMAÇÃO




1.         Uma jornada das regiões conhecidas para as desconhecidas da alma é semelhante à busca narrada nos contos de fada. O herói ou heroína inexperiente abandona seu mundo familiar, comum, movido pelo anseio de encontrar uma vida mais rica, diferente da rotina ordinária de uma existência limitada.
2.        Seguem-se imediatamente encontros ameaçadores e provas de todos os tipos. Se você passar nos testes, encontrará a felicidade. O prêmio será a riqueza e um companheiro de vida; você se tornará rei ou rainha: um adulto realizado.
3.       Se levada a sério, a busca interior também requer coragem, passa por regiões de trevas, conduz à maturidade – e o tesouro sempre é encontrado.
4.       Como nos contos de fada, o herói não fica à espreita do dragão, mas o ataca, e não foge da velha bruxa, mas lhe presta ajuda. Assim, você também deve enfrentar suas forças destrutivas interiores e lidar com elas.
5.       Quase todos nós crescemos acreditando que não somos suficientemente bons para sermos amados pelo que somos. Por isso, procuramos desesperadamente igualar-nos a uma imagem que criamos de como deveríamos ser.
6.       O esforço contínuo para sustentar essa versão idealizada é responsável por grande parte dos nossos problemas. Assim sendo, é importante que você descubra sobre quais bases construiu sua imagem idealizada e como ela deu origem ao sofrimento e à frustração em sua vida.
7.       Ninguém pode deixar de abordar a questão da existência de Deus. Esse Ser existe realmente? Como e onde posso encontrá-Lo? Qual é a verdade oculta sob as respostas que me dei até o momento ou que se esconde na confusão que sinto?
8.       Quando você tiver dificuldade em compreender a justiça do universo e da própria responsabilidade na sua vida, não pense em Deus como “Ele” ou “Ela”. Antes, pense em Deus como o Grande Poder Criador à sua disposição.
9.       Vivemos num plano de dualidade. Todas as nossas experiências são filtradas por uma consciência dualista. O estado de dualidade é angustiante porque oscilamos entre alternativas opostas; percebemos a vida como uma série de acontecimentos que classificamos como bons ou maus.
10.  Uma das dificuldades fundamentais da humanidade é a luta para superar a dualidade entre a vida e a morte. Dessa situação básica derivam todos os outros problemas, dificuldades, medos e tensões contra os quais é preciso lutar.
11.  Você não pode mudar os outros, mas certamente pode mudar suas próprias atitudes e seu modo de pensar. Então, a vida põe à sua disposição suas possibilidades ilimitadas.
12.  Qualquer caminho de desenvolvimento verdadeiro deve fazer emergir todos os desejos, crenças e conhecimento interior confuso e contraditório, para que as circunstâncias da vida apareçam na sua luz verdadeira como criação do eu. Esta compreensão lhe dá o poder de recriar. 
Coletânea de trechos do livro O Caminho da Autotransformação, de Eva Pierrakos, Cultriz, São Paulo, 2000 



Nenhum comentário:

Postar um comentário