terça-feira, 19 de abril de 2011

Criando União

Alguns dos helpers e facilitadores do Pathwork em fortaleza

CRIANDO UNIÃO

Eva Pierrakos  -  Judith Saly

Cultrix

“Se a vida é uma escola, o relacionamento é sua universidade. É por meio dos relacionamentos, principalmente do relacionamento com o parceiro, que mais se pode aprender e crescer. Nascemos mulher e homem, e um anseia pelo outro, pois precisamos um do outro; precisamos unir-nos ao “outro” física, emocional e espiritualmente.
“Mas quantas vezes se vê um casal cujo relacionamento, depois de anos de convívio, continua cheio de vida? Quando se pode sentir harmonia e deleite? Quando a comunicação é ao mesmo tempo profunda e solta? Quando se percebe que cada um aceitou totalmente o outro, rendendo-se à força divina do amor? Quando as diferenças são encaradas como desafios para entender o outro mais profundamente, na certeza de que todos os problemas podem ser solucionados? Quase nunca.
“A abordagem deste livro é muito diferente de outras obras sobre relacionamento. O guia insere o conflito homem-mulher no vasto contexto das forças cósmicas, iluminando-o a partir da elevada perspectiva de alguém que transcende a dualidade dos dois sexos. Desse ponto de vista privilegiado, ele também vê o interior de nosso coração e de nossa alma, em que há uma divisão interior. Ele mapeia a estrada que leva à auto-unificação e, dessa forma, à união feliz com outro ser humano. Seus ensinamentos são verdadeiramente singulares tanto no alcance como na praticidade.
“A história dos relacionamentos de qualquer pessoa revela o seu panorama interior. A partir dessa história, podemos deduzir quais são as opiniões dela sobre a vida, o sexo oposto, o amor e a sexualidade em geral, o casamento e assim por diante. Se você aprender a olhar para si mesmo com honestidade e um certo distanciamento, conservando porém um vivo interesse, ficará surpreso com o que descobrir: você é o co-criador do estado atual do seu relacionamento – ou de sua ausência. As coisas não acontecem de fora para dentro. Você não é uma vitima.
“Muitos problemas na área do relacionamento são provocados pelos sentimentos e pelos pensamentos ocultos no inconsciente. Esses pensamentos e sentimentos não investigados têm uma lógica peculiar, errônea e infantil. Provocam conflitos na alma. Com a alma em guerra, como você poderia ter um relacionamento saudável com alguém? Os sentimentos e pensamentos contraditórios e não resolvidos no eu precisam, em primeiro lugar, ser trazidos à luz.
“Quais são as suas opiniões inconscientes sobre os homens ou sobre as mulheres? Quais são os seus sentimentos inconscientes sobre o amor e o casamento? Com a devida orientação, é possível descobrir. Quando o inconsciente se torna consciente, talvez você descubra pensamentos como estes: “Se eu amar, serei ferido.” “Se demonstrar meus sentimentos, serei rejeitado.” “Casamento é escravidão.” “A felicidade não é para mim.”
“Para ser capaz de examinar o que você, lá no fundo, realmente acredita sobre a possibilidade de encontrar o seu parceiro, a sua parceira, de vida ou aprimorar seu relacionamento atual, é preciso aprender muita coisa sobre si mesmo, em todos os níveis do seu ser. O pathwork nos ensina a sair de onde estamos para chegar aonde queremos chegar.”

Trecho extraído do livro CRIANDO UNIÃO de Eva Pierrakos e Judith Saly, São Paulo, Cultrix,2002.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário